quinta-feira, maio 10, 2007

Medula Espinhal

È geralmente arredondada e dividida em duas regiões:
  • Substancia cinzenta,formada por corpos de neurônios e fibras amielinicas, que esta disposta em arranjo central na forma de “H”.

  • Substancia branca ,fibras amielinicas e mielinicas e celulas da neuroglia,que esta circundando a primeira.

Fonte :http://acd.ufrj.br/LabImgBio/hisp0070.jpg

Um segmento da medula espinhal é definido pela, presença de um par de nervos estes formado pela união de duas raízes a dorsal e ventral por um gânglio .As dorsais são aferentes que dizer sensitivas e as ventrais eferentes ou motoras. A medula possui duas dilatações uma ao ponto cervical e outra lombar ,que recebem os respectivos nomes intumescência cervical e intumescência lombar ,delas partem os pares de nervos para os membros.
Fonte:http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/sist_nervoso.html
A medula possui duas dilatações uma ao ponto cervical e outra lombar ,que recebem os respectivos nomes intumescência cervical e intumescência lombar ,delas partem os pares de nervos para os membros.

Fonte : http://apuntesanatomia.iespana.es/neuro/img/med1.gif

Fonte: By Silvia Cassimiro


Após a ultima desta intumescências a medula afinila-se e chama-se cone medular que junta com as raízes dos últimos nervos e forma a cauda eqüina.


Fonte: http://www.aafp.org/afp/980415ap/alvarez.html
Fonte da pesquisa:Anatomia e Fisiologia dos Animais de Fazenda 6ª edição autores: R.D.Fradson, W.Lee Wilke e Anna Dee Fails e Material didático professora Ana Carolina.

Nenhum comentário: