Os neurônios pré-ganglionares do sistema simpático emergem dos segmentos tóraco-lombares (da região do peito e logo abaixo), ao passo que os do sistema parassimpático emergem dos segmentos céfalo-sacrais (da região da cabeça e logo acima dos glúteos).
No sistema simpático, depois que o nervo espinhal deixa o canal espinhal, as fibras pré-ganglionares abandonam o nervo, e passam para um dos gânglios da cadeia simpática onde fará sinapse com um neurônio pós ganglionar e seus neurotransmissores são noradrenalina e adrenalina. No sistema parassimpático, na maioria das vezes, as fibras pré-ganglionares normalmente seguem, sem interrupção, até o órgão que será controlado fazendo então sinapse com os neurônios pós-ganglionares e seu neurotransmissor é acetilcolina. Dessa maneira percebe-se que os neurônios pré-ganglionares do simpático são curtos e os pós são longos, no parassimpático ocorre o inverso.
Sistema Nervoso Parassimpàtico
Sistema Nervoso Simpático Fonte :www.fisiologia.kit.net/fisio/nervoso/0.htm
Fonte:http://fc.units.it/ppb/NeuroBiol/SNA.jpg
Fonte da pesquisa :Anatomia e Fisiologia dos Animais de Fazenda 6ª edição autores: R.D.Fradson, W.Lee Wilke e Anna Dee Fails e MAtéria vista em sala de aula.
Um comentário:
Muito bom !!
Postar um comentário